Não importa quantas cidades do mundo tenha visitado ou quantos lugares mágicos tenha conhecido, porque, com certeza absoluta, Istambul irá te impressionar!

Seja pelo visual dos milhares de minaretes que espetam o céu ou pelos cinco chamamentos diários do Muezim que deles ecoam, a sensação de estar em um lugar muito especial é genuína.

É a única cidade do mundo que, dividida pelo Estreito de Bósforo, fica em dois continentes: a oeste, no lado europeu e a leste, no asiático. Em cada canto da antiga Constantinopla e cosmopolita Istambul, encontrará belezas ímpares para serem admiradas, como a Mesquita Azul, a Santa Sofia e o Gran Bazar.

Agora, a Cisterna da Basílica é quase que indescritível! Diante da porta de duas folhas, que fica ao lado da Santa Sofia, você não imagina que, ao descer as escadas, entrará em um dos lugares mais diferentes do mundo: 336 colunas sustentam essa cisterna de 10.000m², com capacidade de 30 milhões de litros de água. 

Outros locais que têm um charme a mais: 

  • Bazar das Especiarias Por ser bem menor que o Gran Bazar, é mais gostoso de passear e menos tumultuado.
  • Palácio Topikapi Você conhecerá como viveram os Sultões e, também, seus Haréns. Bem legal!
  • Palácio Dolmabahçe Na beira do Bósforo, esse palácio que foi a última morada de Ataturk, o Pai dos Turcos. Tem uma belíssima escada de cristal!

Um dos melhores hotéis para se hospedar é o The Marmara Taksim, um cinco estrelas de uma rede Turca, esse localizado no bairro Taksim, em frente à praça de mesmo nome. Existem ótimos hotéis nos bairros antigos, mas como o deslocamento noturno será, quase sempre, para o Taksim, melhor se hospedar nesse bairro.

Começa nessa Praça Taksim, a rua de pedestre Ístiklal Caddesi, que dá para passear à noite e onde você poderá conhecer dois lugares bem legais que ficam, localizados nessa rua:

  • Çiçeki Pasaji, uma galeria de restaurantes e bares bem interessantes. O primeiro do lado esquerdo é o melhor. Fique nele e peça uma cerveja Efes!
  • O 360 Istanbul, é outro lugar perfeito para um happy hour no final da tarde, porque a vista da cidade do topo do prédio é de tirar o fôlego. É um lugar bom também para balada – o jet set, os mais mais do momento também curtem essa boate.

No meio dessa rua de pedestre tem um shopping muito bonito. No último andar tem uma loja que se chama GIZIA. Entre e compre uma roupa. É uma renomada marca Turca, com lojas pela Europa e que só costura com tecidos exclusivos e cristais Swarovski.

No final da Ístiklal Caddesi, terá a Torre de Gálata. De lá de cima, dá prá ver toda Istambul! 

Agora, se encontrar com um sorveteiro no meio da calçada, peça para alguém filmar e deixe o turco fazer você de bobo até lhe entregar o sorvete! Garantido que vai dar boas gargalhadas com o vídeo!!